quinta-feira, 4 de junho de 2009

Cultura viva, Escola Viva


A cultura popular brasileira está em evidência, hoje envolve postura, comportamento, modo de vida, enfim, a própria identidade de cada povo. Vivemos numa sociedade com diferentes culturas, cabe a escola articular o novo conhecimento com aquele que ele já tem vivência, resgatando e valorizando a cultura já existente, dando vida. É necessário também valorizar qualquer tipo de manifestação cultural e não somente dar merecimento aos grandes eventos.
A cultura popular são saberes relevantes e a escola deve absorver esse conhecimento, não estando restrito ao conhecimento formal, e sim ultrapassar os muros da escola, valorizando a comunidade em que a escola está inserida. O educador deve provmover esse conhecimento, vivendo as culturas, o fazer artístico, as brincadeiras, danças, músicas, os instrumentos musicais, imagens, fotografias, tendo o livro como uma ferramenta a mais nesse processo.
Adequar o papel da escola, agregando o currículo, com a cultura, que esteja contemplado no PPP da escola, produzindo conhecimento significativo e também valores. O diálogo com o que a escola faz e o ponto de cultura deve ser inserido e buscar parceiros para que haja uma mudança de paradigma, pois o povo faz cultura, e toda forma de manifestação cultural deve ser valorizada. Articular currículo escolar com a vida, necessita de diálogo com o outro não só o escutar mais confrontar opiniões, deslocando papéis e funções, buscando soluções.
Vale ressaltar também, que o currículo deve ser construído de maneira emancipatória com diferentes formas e saberes, interferindo no cotidiano do aluno, sistematizando os conhecimentos, melhorando suas opiniões, tornando-os críticos, e exercendo seu papel de cidadão com responsabilidade.
As culturas européias tem muita influência no Brasil. Há algumas culturas que sofrem transformações e evoluem com o passar do tempo, ganhando assim, mais espaço como o carnaval por exemplo que detém uma grande importância e imponência.
Esse conhecimento das diferentes culturas contribui para os interesses, necessidades e particularidades, trazendo histórias, tradições, formando cidadão ativo e ainda mostrando que a sua realidade é tão importante quanto a realidade do outro, valorizando sua origem e passando a semente do saber.

3 comentários:

  1. Achei muito interessante quando você falou que tem que não apenas valorizar a cultura do outro mas também a sua própria realidade.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bem Joelma, gostei o seu texto, me identifico bastante nas suas palavras, principalmente quando fala do educador estar promovendo ações realizáveis das culturas através da arte, da música, dos desenhos, enfim usando ferramentas para o ensino e a aprendizagem do seu aluno. Precisamos urgentemente nos avaliar,nos unir e lutar nas escolas para uma educação mais digna.
    Beijos e todo o sucesso nesta profissão que escolhestes. Professora Áurea.

    ResponderExcluir
  3. Olá Joelma,

    O seu texto está muito bom. Resgatar e valorizar a cultura em torno da escola e mostrar ao alunado que pode e deve ser o protagonista dessa cultura vem a contribuir muito para a construção e desenvolvimento do conhecimento. Isso é valorização, isso é vivência.
    Um abraço...
    Professora Juraci

    ResponderExcluir